segunda-feira, 18 de março de 2013

Cafeína - vale a pena?

Assim como as bebidas energéticas, a cafeína é uma das substâncias mais eficazes para aumentar o desempenho. Sua aplicação nos esportes é muito ampla porque ela age tão bem sobre os esforços breves quanto sobre os muito longos. Ela atinge inclusive a vida cotidiana, com uma explosão do número de bebidas ou alimentos enriquecidos com cafeína.
Alguns efeitos que podem explicar os benefícios da cafeína:
- ela ativa o sistema nervoso central;
- estimula a secreção de adrenalina;
- aumenta a força de concentração dos músculos;
- no tecido adiposo, a cafeína acelera a mobilização das gorduras, o que produz um aumento de energia durante esforços prolongados;
- ela poderia economizar o glicogênio muscular, mas essa propriedade não parece estar presente em todos os indivíduos.

Como utilizar a cafeína?

A dose ideal de cafeína está entre 3 e 6mg/kg de peso corporal (ou entre 210 e 420mg para uma pessoa de 70kg). Efeitos positivos são algumas vezes observados com concentrações mais baixas, o que poderia estar ligado ao fato de que, quanto mais elevado for o condicionamento do atleta, mais ele é sensível às ações estimulantes da cafeína.
É uma substância que age bem rapidamente. A concentração máxima de cafeína no sangue é atingida 60 minutos após a ingestão. Então, veja em que horário vai treinar e faça as contas de quando deve tomá-la!

Boa sorte à todos e bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário